Tipo: peça em 1 ato
Personagens: 9: Helena - dona de casa; Sílvia - filha; Joana - visita. Cruz, coração, rosa, fundo azul, anel.
(Sílvia está sentada na sala, estudando).
H: - (entra e diz) Olá, filha! Estudando?
S: - Sim, estou terminando um trabalho da escola. E você, mãe, como foi de reunião da OASE?
H: - Foi ótima! É uma pena que algumas senhoras não participam! (pausa) - Ah, Sílvia, já estava me esquecendo. A filha da vizinha estava aqui, a sua procura.
S: - Vou logo ver o que ela quer, deve ser assunto de escola! (sai)
H: - (Arruma os objetos que estão na mesa) (Joana bate palmas, chamando).
H: - Joana! Que surpresa boa! Entre!
J: - (entra e cumprimenta) - Como vai?
H: - Eu estou bem. Sente-se!
J: - Eu vim para fazer compras e resolvi vir aqui, ver você.
H: - É. Eu também saí. Acabei de chegar de uma reunião da OASE.

Estou muito contente com a sua visita. Joana, por que você não foi?
J: - Você sabe, eu não sou muito de ir à igreja. Por isso até me esqueço dessas reuniões!
H: - Pois você perdeu! A reunião de hoje foi ótima. O Pastor nos explicou sobre a Rosa de Lutero.
J: - A rosa de Lutero? Pensei que fosse apenas um enfeite!
H: - Não! Ela foi muito importante na vida de Lutero e é muito importante também para nós, luteranos. Houve um tempo, na Europa, que quase toda família luterana tinha seu emblema e usavam em sua casa, como decoração. Lutero também mandou fazer o brasão de sua família, mas ele queria que fosse um símbolo cristão. Ele queria que o brasão contasse a história da salvação da sua alma, da sua família e de todos os cristãos. Veja esta miniatura da Rosa que eu ganhei lá na Igreja. Cada uma destas partes, a cruz, o coração, a rosa, o fundo azul e o anel tem um significado muito importante.
J: - Ah, Helena! Agora você me deixou curiosa! Quero saber o que cada um significa!
H: - Está bem! vamos ver:
CRUZ (entra)
A cruz representa a salvação. A Bíblia diz: Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados. Por isso, Cristo e a mensagem da cruz são o centro da religião cristã. A cor preta é a dor e o sofrimento que não destrói, mas conserva a fé em crescimento. A cruz preta lembra que Deus vem ao nosso encontro, com o seu amor, através de Jesus Cristo. Ela lembra que a fé no Cristo crucificado, nos salva, pois “O JUSTO VIVERÁ POR FÉ”. (permanece no palco e entra o coração)
CORAÇÃO
O coração é o símbolo da fé e do amor. Pela fé, o cristão aceita Cristo, o crucificado, como seu Salvador. Recebe dele a purificação dos seus pecados e passa a amá-lo e servi-lo em sua vida. A cor vermelha, é a cor do fogo. Assim, deve ser a chama da nossa fé: acesa em nossos corações com o Evangelho da cruz, pelo poder do Espírito Santo. A cruz preta, rodeada por um coração vermelho, significa que toda a minha vida fica envolvida pela fé. Significa que Cristo agiu na minha vida através da cruz e continua agindo. Crendo em Cristo, a minha vida recebe um novo sentido que coloco a serviço de Cristo, em favor das pessoas pobres, aflitas e necessitadas. (fica do lado da cruz)
ROSA
A rosa branca representa a pureza e demonstra que a fé produz alegria, consolação e paz. As bênçãos e a beleza do reino de Deus do qual Lutero tanto falou e cantou, são representadas pela rosa branca na qual descansa o coração do cristão. A cor branca, é a soma de todas as cores, isto quer dizer que Jesus é tudo em todos. A rosa branca quer dizer, que quando Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz a verdadeira paz, a verdadeira alegria. (fica do lado da cruz)
FUNDO AZUL:
Azul é a cor do céu e o fundo sobre o qual estão a cruz, o coração e a rosa branca, nos lembra que assim como Cristo veio ao nosso encontro, Deus também está conosco, todos os dias. Podemos pois viver com Deus e para Deus, como sinais do seu reino aqui na terra. Azul é também esperança no futuro, pois o azul lembra o céu, a eternidade.
ANEL:
O anel tem a cor do ouro, o mais precioso dos metais. Assim, esse anel representa dádivas que cada cristão recebe através da cruz e da ressurreição de Jesus. A vida que recebemos através de Jesus, para a fé e para o amor, é mais valioso do que todas as outras coisas preciosas do mundo. O anel, o círculo, não tem começo, nem fim. Isso nos lembra que no caminho da cruz, a serviço de Cristo, encontramos o amor de Cristo que não tem fim. O anel é o símbolo da eternidade e é uma aliança do cristão com Deus e mostra a felicidade no céu.
(montagem da Rosa com fundo musical)
Obs.: Em algumas representações da Rosa de Lutero, aparece a inscrição “VIVIT”, sobre o fundo azul que quer dizer: “ELE VIVE”. (cinco pessoas, cada uma segura uma letra- todas saem)
H: - Joana, vou lhe dar esta miniatura da Rosa para que em casa você conte a sua família o que você viu e ouviu aqui.
J: - (Pega a Rosa) - Obrigada, Helena! Agora sempre vou achar esta rosa mais bonita ainda, porque aprendi que ela conta a história da minha salvação.
H: - Pois é, Joana. Você pode aprender muito mais ainda sobre o nosso Salvador, se você freqüentar a igreja, assistindo aos cultos e comparecendo às reuniões da OASE.
J: - Você tem razão, mas agora tenho que ir.
H: - Espero vê-la na próxima reunião.
J: - Com certeza vou estar lá. Tchau!
S: - (entra) - Vi Joana saindo daqui.
H: - Sim, ela veio me ver. Sabe, filha, hoje tive um dia muito feliz! Dei conta do meu trabalho, fui à reunião da OASE, recebi a visita da Joana e ainda consegui transmitir a ela tudo o que aprendi na reunião sobre a Rosa de Lutero.
S: - (abraçando a mãe) Que bom, mãe! Gosto tanto de ver a senhora feliz!

Departamento Nacional de Juventude da IECLB, 2001

0 comentários:

Postar um comentário

Não utilize palavras de baixo calão ou algo que venha denegrir a imagem de alguém. Grato!

 
Top