Autor: Renier Rocha

Apresentador : Olá plateia, nesta noite você irá se identificar neste palco, tenho a certeza que você vai se sentir representado ou representada por um de nossos atores. Pois bem, vamos ao espetáculo(...)

- Vejam essa família... parecem triste não é? Vamos ver o que está acontecendo (Aperta o controle remoto)

(Família começa a encenar)

Pai: O que vocês estão me olhando? Parece que fiz alguma coisa de ruim com vocês.

Filha: Ah papai, estamos no final do ano, e nada do que o senhor prometeu, cumpriu...

Esposa: É verdade, poxa, foram tantas coisas boas, que se você tivesse feito a metade delas hoje estaríamos só de alegria aqui.

Pai: Mas eu me lembro. Não fui só eu quem fiz as promessas, cada uma de vocês também fizeram, e cumpriram? Nada! Vocês deveriam estar triste com vocês mesmas também.

(Família em STOP)

Apresentador:  (Apertando o STOP ao entrar em Cena) Promessas, todos fazem no final de ano não é verdade? Estes aqui estão reclamando uns dos outros. Mas afinal, o que prometeram? Vamos voltar um pouco. Vamos ver o que a filha prometeu. (Aperta o controle, somente a moça em movimento)

Filha: Neste novo ano, eu serei uma menina mais obediente. Vou me dedicar aos estudos, aos ministérios da igreja, ler a Bíblia e orar todos os dias... (Congela)

Apresentador: Vejam quantos votos maravilhosos. E se esta moça tivesse cumprido com seus votos? Vamos ver o que aconteceu na hora de cumprir os votos de Obediencia? (Play)

Mãe: Aniiiiinha... Venha lavar essa louça... essa pia está imunda...

Filha: Ah mãe... tenho que sair, as meninas já estão vindo.

Mãe: Então varre aqui enquanto elas não chegam que vou lavar a louça.

Filha: Ah mãe,  quando chegar eu varro! (STOP)

Apresentador: E é claro que quando a menina retornou a casa já estava limpa... pois a mãe já havia limpado. (...) Mas ela prometeu dedicar aos estudos, ministérios, obra de Deus e ler a Bíblia Diariamente. O que será que aconteceu?

Filha: (Pega os Livros, Olha pra eles, e vai pro celular) Opa, chegou mensagem...(responde a mensagem e deixa o livro de lado, encena como se houvesse resposta e retorna... celular toca)

Filha: Alô... ensaio?... Poxa, não vai dar, tenho que estudar, mas amanhã eu vou, tchau... tchau, a paz!  (ainda com celular passando mensagem... senta-se próximo a Bíblia, folheia, abre e fecha fazendo um sinal negativo como se não aprovasse a página que abriu. Pega o Celular e tira uma foto.)

Filha: Ficou boa oh! Essa vai pro face... (Joga a Bíblia e pega o notebook)

(Faz uma encenação e STOP)

Apresentador: Obediência? Não! Estudos? Jamais! Bíblia? Não foi dessa vez! Será que esta jovem se parece com alguém aqui nesta noite? Que prometeu coisas semelhantes mas os detalhes impediram que acontecesse? (...) Ah, e a esposa. Vejam... triste também. Mas o que será que prometeu? (Play)

Esposa: Neste ano, vou amar mais a minha família, ser submissa ao meu marido, trabalhar duro e deixar todos felizes. Vou orar mais e ajudar a conduzir minha família no caminho do Senhor.

Apresentador: Que esposa maravilhosa! Se tivesse cumprido o que prometeu... mas...(Play)

Filha: Pai, cade a sua mamãe?

PAI: Ah filha, ela ainda não acordou!

Filha: Mas e o café?

Pai: Hoje não tem café. Vamos que te deixo na escola! (saem)

(Pai retorna)

Pai: Que é isso mulher? Dormindo ainda? Levanta!

Mãe: Ah? Deixa eu dormir!

Pai: Tem que fazer o almoço, arrumar a casa. Lavar...

Mãe: Como éh? (Levantando) Agora você já manda em mim? Eu não casei com um ditador não! Aqui, ainda faço o que der de eu fazer e não ficar fazendo o que você quiser meu filho!

Pai: Mas, isso é o básico. O que toda mulher, dona de casa, deve fazer.

Mãe: Vai embora, soooome se não quiser levar umas chineladas. Vai trabalhar, trazer o dinheiro pra casa homem, para de reclamar!!! (Pai sai fugindo)

(Mãe meio sonolenta) Ah, tenho que orar pela minha família!!! – Senhor... (aaaaaaaaaahhhhhh – bocejando) Deus.... (Se ajoelha).. Pai Celestial.. (deita)... ah to muito cansada... vida de dona de casa cansa demais... Depois eu oro!!! (dorme novamente STOP)

Apresentador: Que esposa hein... a filha saiu com fome... o maridão tem até medo dela... e a mulher de oração nem se fala! Mas temos o Pai, o marido, o homem da casa. O que será que disse que faria nesse ano?

Pai: é, mais um ano de batalha! Mas nesse ano vou ser diferente, vou trabalhar e me dedicar ao máximo pra ser promovido. Ser fiel ao Senhor e amar muito mais a minha esposa! Cuidar da Família, afinal, sou o homem da casa! (STOP)

Apresentador: às moças presentes: Alguém queria um homem desse como marido? (...) Mas não foi bem assim que aconteceu...

Filha: Pai... tá na hora de ir pra escola.

Pai: E ai? Não to com teus pés menina... quando eu era moleque ia andando pra escola e não reclamava.

Filha: Mas o senhor tem carro. Me leva se não eu atraso.

Pai: Fala com tua mãe pra ela te levar hoje. Cadê ela?

Filha: Ta na cozinha.

Pai: (Gritando) Muullheeeeer... que tu tá fazendo aí? Toma as chaves aqui, e leva a Aninha na escola.

Mãe (Assustada) Mas amor, tem tanta coisa pra fazer aqui na cozinha;

Pai: Agora tem coisa pra fazer na rua também. E não vem com esse papo de amor não. Comigo, amor só de mãe!!!

Mãe: E tu não vai trabalhar?

Pai: Não... recebi ontem. Hoje vou só relaxar!

Mãe: Separa o dinheiro das contas.

Pai: E não vem me dar palpite não. Eu decido o que faço com a grana mulher.

Filha: Paaaaaaaaaaiii compra... (Pai interrompe)

Pai: Vou comprar nada... e vai embora pra sua escola... (as duas saem)

(Pai contando o dinheiro) Energia, Internet, Água, Escola, Supermercado, Telefone, Parcela do Carro, Aluguel... eu meu trocadinho... ihh nesse mês nem vai dar de tirar o dízimo oh. (saindo STOP)

Apresentador: Então moças... aí está o maridão!! Ainda querem? (...) O que você viu nessa família as vezes acontece na sua. Mas, vem aí um novo ano. Será que as promessas e votos serão cumpridos... ou no final do ano sua família ficará assim? (olhando pro controle remoto) Bom, aqui no voltamos ao passado, demos um STOP, um PLAY... mas o ano está acabando... e é chegada a hora de AVANÇAR uns capítulos novos em sua história. Mas já não sou eu quem fica responsável de apertar o botão. (Deixa o controle e sai de cena)

Inimigo: Vejam, o que é isso? Ah que interessante... parece ser o controle de... SUA VIDA (olha pra plateia mas não toca no controle) ah, vem aí um novo ano! Novos momentos. Se você deixar eu usar esse controle vou te fazer feliz, vou te dar dinheiro... alguém aí solteiro? Eu dou mulher! Alguém quer ser famoso, eu posso fazer isso. Vamos... será que alguém aqui vai me dar esse controle? (Inimigo sai de cena)

JESUS: Ah, eu acho que esse povo aqui já decidiu quem vai usar este controle em 2014... Durante este ano que passou... muitos fizeram planos, promessas, projetos... mas cada um também ficou com o controle. E levou de seu próprio jeito. E no final do ano... não conseguiram. Outros deram o controle ao inimigo, e foram guiados por ele, alguns nem estão mais respirando o ar de um novo ano... Nesta  noite quero sua permissão para usar isto. E controlar suas escolhas, planos, projetos... Mas eu não posso tomar posse. O controle está aí... quem vai manuseá-lo??? (Saindo de Cena)

11 comentários:

  1. vc tem video dessa peça???

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tenho. Na verdade apenas escrevi, não apresentei.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, eu apresentei a peça... vou postar no YouTube!

    ResponderExcluir
  4. Posta lá pra galera assistir. :). Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  5. Amado Irmão!
    Peça maravilhosa, só de ler e imaginar na minha igreja já senti a presença de Deus.
    Q o Senhor continue te guiando.

    Deus te abençoe.

    Nielle Rangel
    Ministério de Teatro Anunciarte.
    Itajaí SC

    ResponderExcluir
  6. Amém. Deus Abençoe seu Ministério também!

    ResponderExcluir
  7. Ola Renier Rocha me chamo uelington trabalho com ministério de teatro na igreja sou lider de um grupo ( Mult' Arts).
    Vou deixar meu email aqui teria como vc conta quitar comigo quando ver essa mensagens. Queria ter a honra de conversar com você. Uelington.antonio@gmail.com desde ja grato que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... basta passar um email para renierrocha@live.com, ou se preferir estou no Skype: renier.rocha1 , abraços, a Paz! :>)

      Excluir
  8. Cara parabéns, ótima peça estou pensando em usar no fim desse ano... obg que Deus te abençoe cada vez mais e mais...

    ResponderExcluir
  9. muito Boa peça , isso acontece de Verdade nas familias cristã.... me ajudou muito...........valeu

    ResponderExcluir

Não utilize palavras de baixo calão ou algo que venha denegrir a imagem de alguém. Grato!

 
Top